Segunda-feira, 9 de Abril de 2007

O Holocausto e as Nações Unidas - Programa de Comunicação

A 1 de Novembro de 2005, a Assembleia Geral adoptou a resolução 60/7 que designa 27 de Janeiro Dia Internacional de Comemoração em Memória das Vítimas do Holocausto. A resolução pede também ao Secretário-Geral que crie um programa de comunicação sobre o tema “O Holocausto e as Nações Unidas” e que incentive a sociedade civil a promover a memória do Holocausto e iniciativas educativas. Os principais elementos do Programa compreendem:
  • O Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, 27 de Janeiro: É celebrado em todos os escritórios das Nações Unidas, no mundo inteiro, um dia internacional anual dedicado à memória das vítimas do Holocausto.

  • Sessão de informação anual para sensibilização para o Holocausto e a prevenção de actos de genocídio: Especialistas partilham as boas práticas no domínio da memória do Holocausto, a fim de incentivar a elaboração de programas de educação e de comunicação.

  • Memória do Holocausto - sítio Web:
www.un.org/holocaustremembrance :
  • O sítio Web constitui, para os Estados-membros e a sociedade civil, uma fonte de informação e de documentação para a investigação sobre o Holocausto, o ensino das suas realidades e a perpetuação da sua memória. Contém igualmente os arquivos das declarações e das retransmissões vídeo dos acontecimentos relacionados com o Dia Internacional em Memória das Vítimos do Holocausto, organizado na Sede da ONU.

  • Séries de artigos temáticos: Professores universitários e especialistas redigem artigos sobre o tema “O Holocausto e as Nações Unidas”. Os artigos sobre o Holocausto e assuntos ligados ao ódio, à intolerância, ao racismo, aos preconceitos e à prevenção de genocídios são publicados no sítio Web da Memória do Holocausto.

  • Séries de filmes sobre o Holocausto e o genocídio organizadas em parceria com o New York Tolerance Center (NYTC): O DPI e o NYTC organizam a projecção de séries de filmes sobre os temas do Holocausto, da intolerância, do racismo e dos preconceitos. Os filmes podem também incidir sobre a intolerância religiosa, a incitação ao ódio, a perseguição ou a violência contra pessoas ou comunidades devido à sua origem étnica ou às suas crenças religiosas, como está previsto na resolução 60/7.

  • Parceria com o Grupo de Cooperação Internacional para a Investigação sobre o Holocausto, o Ensino das suas Realidades e a Perpetuação da sua Memória (ITF): O Departamento de Informação Pública apoia a elaboração pelos Estados-membros de programas educativos sobre o Holocausto e leva a cabo actividades de informação pública a fim de mobilizar a sociedade civil para a perpetuação da memória do Holocausto e o ensino das suas realidades.

  • Os Centro de Informação das Nações Unidas: O Departamento de Informação Pública fornece aos Centro de Informação material de informação, à medida que forem estando disponíveis, relacionados com a investigação sobre o Holocausto, o ensino das suas realidade e a perpetuação da sua memória, a fim de que seja difundido no mundo pelos parceiros da sociedade civil.

http://www.unric.org/English_Section/articles/O_Holocausto_e_as_Nacoes_Unidas_-_Programa_de_Comunicac%C3%A3o.html

Tags: ,
publicado por MJ às 14:49
link do post | comentar

Coordenação

MJ
Lisboa, Portugal

Perfil Completo

Contacto

europae65@gmail.com

Links

Tags

todas as tags

Posts Recentes

A Vida dos Livros por Gui...

Os Justos das Nações

Para Saul Friedländer, o ...

Enciclopédia do Holocaust...

Diabólica alquimia totali...

I conferência sobre o Hol...

Friedländer homenageado n...

A Vanguarda do Horror

«Shoah» de Claude Lanzman...

Uma obra dedicada à juven...

A banalização do Mal ou q...

Aristides de Sousa Mendes...

Ensinar o Holocausto aos ...

Somos todos Judeus

Os «Protocolos dos Sábios...

Charlotte Salomon

Um oficial do Exército al...

Holocausto: uma obsessão ...

"Memória do Holocausto". ...

Yad Vashem distinguido na...

Arquivo do Blog

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

blogs SAPO

Subscrever feeds