Terça-feira, 5 de Junho de 2007

Descoberta macabra

Da EFE e reproduzido pelo Apaniguado:

Uma vala comum com os corpos de aproximadamente 5.000 judeus executados pelos nazistas durante a ocupação da Ucrânia, na Segunda Guerra Mundial, foi encontrada no povoado Gvozdavka-2, na região de Odessa, informaram hoje as autoridades locais.
Anatoli Ostrovski, chefe do distrito, disse à rádio "Krug", de Odessa, que a vala foi descoberta durante obras para instalações de gás do povoado, onde, durante a guerra, segundo moradores, houve dois guetos de judeus ucranianos e moldávios.
Pavlo Rubli, um morador do local que tinha 16 anos em 1941, relatou à imprensa ucraniana que os nazistas enterravam os judeus do campo de concentração em trincheiras antitanque, e afirmou que existem até cinco valas comuns nas proximidades de Gvozdavka-2. Até o último descobrimento, só estava localizada uma dessas valas, em um local onde a comunidade judaica de Odessa instalou uma placa de homenagem aos falecidos no começo dos anos 90.
Odessa, um porto ucraniano no Mar Negro onde historicamente houve uma grande comunidade judaica, foi ocupada pelas tropas nazistas em 16 de outubro de 1941, após uma heróica defesa de 73 dias, e permaneceu sob ocupação até 10 de abril de 1944. Segundo a comunidade judaica da cidade, só em Odessa os nazistas executaram e queimaram vivas 28.000 pessoas, a maioria delas judeus que moravam no local.
Outros dois cenários funestos do Holocausto na então república soviética da Ucrânia foram Babiy Yar (perto da capital, Kiev) e Zhitomir, onde os nazistas exterminaram dezenas de milhares de judeus.
publicado por MJ às 20:35
link do post | comentar

Coordenação

MJ
Lisboa, Portugal

Perfil Completo

Contacto

europae65@gmail.com

Links

Tags

todas as tags

Posts Recentes

A Vida dos Livros por Gui...

Os Justos das Nações

Para Saul Friedländer, o ...

Enciclopédia do Holocaust...

Diabólica alquimia totali...

I conferência sobre o Hol...

Friedländer homenageado n...

A Vanguarda do Horror

«Shoah» de Claude Lanzman...

Uma obra dedicada à juven...

A banalização do Mal ou q...

Aristides de Sousa Mendes...

Ensinar o Holocausto aos ...

Somos todos Judeus

Os «Protocolos dos Sábios...

Charlotte Salomon

Um oficial do Exército al...

Holocausto: uma obsessão ...

"Memória do Holocausto". ...

Yad Vashem distinguido na...

Arquivo do Blog

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

blogs SAPO

Subscrever feeds