Segunda-feira, 16 de Abril de 2007
O Museu da Resistência de Turim e o Centro de Resistência de Lyon inauguram no próximo dia 17 uma mostra sobre a vida de Primo Levi. Um dia antes, em Nova Iorque, será entregue ao escritor Philip Roth um prémio da Fundação Grinzane Cavour dedicado a Levi. Em 24 de Maio, também em Turim, é celebrado um congresso literário com o tema «Os lugares de Levi, entre a literatura e a memória». Em Espanha a editora Belacqua publicou recentemente uma biografia escrita por Ian Thomson.
Em Portugal, o jornal Público oferece, com a sua edição de Terça-feira, dia 17, o livro Contra o Fanatismo: «Nascido na Jerusalém dilacerada pela guerra, Amos Oz observou em primeira mão as consequências nefastas do fanatismo. Neste livro, composto de três ensaios, o autor oferece-nos uma visão única sobre a verdadeira natureza do fanatismo e propõe uma abordagem racional que permita resolver o conflito israelo-palestiniano.
A brilhante clareza destes ensaios, acompanhada pelo sentido de humor irónico de Amos Oz dão uma nova vida a este debate.»
«Amos Oz é a voz da sanidade que sobressai no meio da confusão.» Nadine Gordimer
«O livro de Amos Oz Contra o Fanatismo é um relâmpago no meio da noite, com a diferença de ficar a brilhar durante muito tempo.» Francisco José Viegas
De Aluizio Amorim a 28 de Abril de 2007 às 19:04
MJ: é uma satisfação estar por aqui. Muito interessante esse post sobre Primo Levi. Estamos aqui no Brasil sintonizados com os blogs como este que presta um grande serviço de esclarecimento ao mundo de língua portuguesa no que se refere à defesa da liberdade e ao debate permanente sobre a questão do holocausto, valores que preso de forma especial. Como vc sabe tenho grande simpatia pelo povo Judeu e pela causa de Israel.
Cordial abraço do
Aluízio Amorim
blog: http://oquepensaaluizio.zip.net
Florianópolis - Santa Catarina - Brasil
P.S.: Fico muito grato e orgulhoso mesmo de ter um link aqui no seu blog. Lá também linkei você.
De Kiki Anahory Garin a 16 de Abril de 2007 às 19:57
Olá
Mais um excelente post muito instrutivo. Claro que já conhecia o Primo Levi...
as fiquei a conhecê-lo melhor ainda pois através deste post e dos seus links fui levada para outros sites, onde li não só sobre o Primo Levi mas tb sobre Amos Oz.
E estas uma das qualidades deste blog. Abre-nos os horizontes...
Parabéns e Obrigada
Biejos
Kiki
Comentar post